sábado, 28 de março de 2026

Confira a Programação completa da Expocampos neste sábado

 Neste sábado (28), acontece a Abertura Oficial do evento, a expectativa da organização é de que a feira reúna grande público e reafirme a importância de Campos Novos como um dos principais polos do agronegócio catarinense.

O governador Jorginho Mello deve marcar presença às 21h, antevéspera dos 145 anos do município. O estado irá lançar durante a abertura do evento um novo programa para o Agro Catarinense, o Coopera Agro SC, trata-se de um fomento para o agro, disponibilizando uma linha de crédito para o setor.

PROGRAMAÇÃO PECUÁRIA 

  • 09h às 20h: Exposição de animais (bovinos e ovinos)
  • 09h: Julgamento dos animais de argola
  • 11h: Lançamento do Programa Regional de Ovinocultura – SEBRAE
  • 13h30: Julgamento dos ovinos puros
  • 14h: Continuação do julgamento dos animais de argola
  • 19h: Entrega de premiações aos animais e expositores

PROGRAMAÇÃO COMERCIAL

  • 10h: Abertura dos portões e dos pavilhões da Indústria e Comércio
  • 10h: Abertura do Parque Infantil
  • 11h: Artistas da Terra – Praça de Alimentação
  • 15h: Oficina Infantil – Praça de Alimentação
  • 18h: Show Gospel com Lydia Moisés
  • 21h: Abertura Oficial da 19ª ExpoCampos
  • 22h30: Show Nacional com Kamisa 10
  • 00h: Show Nacional com Hugo & Guilherme

domingo, 22 de março de 2026

Chuva torrencial causa prejuízos em Herval d’Oeste

A tarde deste domingo (22) começou com transtornos e prejuízos para os moradores de Herval d’Oeste. Uma chuva torrencial atingiu o município, causando alagamentos em diversos bairros e mobilizando as equipes do Corpo de Bombeiros. No Centro da cidade, a força da água invadiu estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades da prefeitura. Vídeos e relatos enviados por moradores mostram vias completamente tomadas. Nas ruas Carlos Gomes e Castro Alves, a situação foi crítica, com o registro de várias residências que acabaram alagadas pela enxurrada.
Ocupantes de motocicleta ficaram ilhados durante a enxurrada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a múltiplos chamados de auxílio em áreas afetadas pelo temporal. Ainda não há um balanço oficial contabilizando o total de prejuízos materiais.

Alerta em SC: saiba como identificar uma relação abusiva

Com o Brasil registrando o número recorde de quatro mortes de mulheres por dia, a identificação precoce de um relacionamento abusivo tornou-se uma questão de sobrevivência também em Santa Catarina. Para ajudar as vítimas a reconhecerem os sinais antes que a violência se agrave, especialistas recomendam o uso de questionários e cartilhas de alerta que mapeiam comportamentos perigosos dos parceiros. A iniciativa visa quebrar um ciclo de abusos que muitas vezes é invisível para quem está envolvido emocionalmente. Uma das ferramentas disponíveis é um teste de 17 perguntas formulado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), mas que serve de alerta para mulheres de todo o país. A orientação médica e jurídica é clara: se a mulher se identificar com uma ou mais situações de controle, humilhação ou medo, é necessário prestar atenção redobrada às atitudes do companheiro e buscar apoio. A urgência em notar esses primeiros sinais reflete os dados alarmantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No último levantamento, o país contabilizou 1.470 casos de feminicídio em um ano, o maior número da série histórica nacional. Esse cenário trágico costuma ser apenas o ponto final de um longo histórico de agressões que começaram de forma sutil e silenciosa. As faces da violência e o seu ciclo Muitas vezes, a vítima não denuncia porque acredita que apenas agressões físicas, como socos e empurrões, configuram crime. No entanto, a Lei Maria da Penha prevê outras quatro formas de violência que dão direito a medidas protetivas: a psicológica (ameaças, isolamento e controle absoluto), a sexual (forçar atos íntimos ou gravidez), a patrimonial (destruir ou reter bens, dinheiro e documentos) e a moral (calúnias, difamação e xingamentos).

domingo, 15 de março de 2026

CELSO RAMOS MANTÉM TRATATIVAS URGENTES PARA OS REPAROS NA SC 135

 A Prefeitura de Celso Ramos informou que, desde o ano passado, mantém contato com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Infraestrutura, solicitando reparos na Rodovia SC-135, especialmente no trecho de entrada da cidade, que apresenta diversos buracos e condições precárias.

.

Segundo o município, a situação da rodovia é considerada crítica e representa riscos à segurança de motoristas e pedestres, além de prejudicar o escoamento da produção da região. A administração também destacou que, por se tratar de uma rodovia estadual, a Prefeitura precisa de uma liberação do Estado para poder fazer uma revitalização. A informação é que o estado já se posicionou na última segunda-feira, dia 9 de março, iniciando os estudos. Enquanto isso, já foram registradas movimentações iniciais no trecho, como medições e o estaqueamento da área.

.

A equipe de reportagem da Rádio Alegria FM de Anita Garibaldi entrou em contato com a administração municipal de Celso Ramos, onde relatam que manterão a população informada sobre possíveis avanços nas melhorias da SC-135, onde placas provisórias de sinalização serão colocadas no local, orientando os motoristas sobre a situação do trecho, próximo ao portal de chegada da cidade.

VEÍCULO É ENCONTRADO FORA DA PISTA NA SC 390 EM CAMPO BELO DO SUL

 Um veículo foi encontrado capotado após uma saída de pista registrada por volta da 1h50 da madrugada deste domingo (15), na SC-390, no sentido Capão Alto, nas proximidades da entrada da localidade de 17 de Abril, em em Campo Belo do Sul.

.
De acordo com informações dos Bombeiros Voluntários, a guarnição foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram apenas o veículo capotado às margens da rodovia, sem nenhuma vítima presente.

.
A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina também foi acionada para atender a ocorrência e realizar os procedimentos cabíveis.

.
As circunstâncias da saída de pista não foram informadas.

quinta-feira, 12 de março de 2026

Habitação- Contrato para construção de 104 unidades em Campos Novos deve ser assinado até junho

 

Caixa avaliou empreendimento em R$ 30 milhões  

O contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Cubica Construções, de Jaraguá do Sul (SC), para construção das 104 unidades habitacionais no Recanto dos Pássaros, em Campos Novos, deve ser assinado entre maio e junho, informa o proprietário, Rogério Silvano André.

O empreendimento foi avaliado pela Caixa em R$ 30 milhões, instituição que fará o financiamento dos imóveis. 

O projeto até então conhecido como Bem Viver, que havia sido lançado em 2019, foi retomado pela prefeitura de Campos Novos no ano passado.

Denominado como Loteamento Carlos Gomes, o empreendimento obteve aprovação da Caixa quanto ao valor imobiliário das unidades- casas e apartamentos, bem como, da documentação da construtora que obterá a nova incorporação.

Segundo o arquiteto Rogério Silvano André, já foi entregue à Caixa a última documentação necessária para assinatura do contrato, o que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.

Para os mutuários, o valor do financiamento será de R$ 261 mil para as casas e de R$ 245 mil para os apartamentos. O terreno já adquirido no Bairro Aparecida será subsidiado pela prefeitura para os mutuários.  

Para as obras das 104 unidades, a Cubica construções buscará contratar na região de Campos Novos, a mão de obra da construção civil.

Rogério Silvano André afirma que o planejamento da Cubica prevê iniciat as obras neste ano e que a chamada de mutuários seguirá a lista da prefeitura.  

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-470 em Campos Novos

 Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-470 em Campos Novos

Duas pessoas perderam a vida em um grave acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira, dia 11, na BR-470, no km 321, em Campos Novos, nas proximidades da localidade de Cuia, cerca de 1km do trevo do Ibicuí.

O acidente ocorreu por volta das 20h10 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A ocorrência envolveu uma Toyota Hilux com placas de Campos Novos, que saiu da pista e capotou às margens da rodovia.

O veículo era conduzido por um homem de 82 anos, que morreu no local. Uma passageira de 77 anos, que também estava na caminhonete, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Conforme as primeiras informações, o motorista teria tentado desviar de um cachorro que estava na pista, momento em que perdeu o controle da direção.

As identidades das vítimas não foram divulgadas até o momento.